O Burro e o Gaiteiro percorrem terras de Miranda

PUB.

Seg, 04/08/2008 - 08:13


Cerca de 150 pessoas e 50 burros vão percorrer os antigos caminhos mouriscos da zona norte do concelho de Miranda do Douro ao som da gaita-de-foles. Na sexta edição do burro e o gaiteiro organizado pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino e a Associação Galandum Galundaina, durante três dias os participantes vão conviver de perto com o burro mirandês e com a cultura e a tradição das localidades.  

Ao longo destes anos o evento “transformou-se num festival itinerante de cultura tradicional”refere Paulo Meirinhos da organização. “Estamos a variar de percurso e este ano decidimos insistir no norte do concelho nomeadamente Constantim, Póvoa, Malhadas e Pena Branca”, adianta.

 

A mudança de localidades prende-se com as diferentes tradições que se querem dar a conhecer aos participantes como é o caso da “ronda dos mandiletes que é uma espécie de burropapper, em que cada grupo tem de visitar uma horta ou uma pessoa a fazer pão” refere.

 

Todos os anos o número de participantes aumenta. No entanto a organização teve que limitar as inscrições “porque os percursos pelos caminhos torna-se incomportável” explica Paulo Meirinhos.

 

Durante três dias os participantes convivem com o burro mirandês.

Têm acesso à cultura e à tradição do planalto mirandês através da música, dança, jogos tradicionais e da língua mirandesa.

O burro e o gaiteiro passa hoje pela aldeia de Constantim e termina quarta-feira em Miranda do Douro.