Ninho de vespa asiática foi encontrado em Bragança

Qua, 05/12/2018 - 10:52


A vespa asiática já chegou ao concelho de Bragança. Um ninho desta espécie foi encontrado na sexta-feira passada, por um apicultor, próximo de Donai, no concelho de Bragança.

Marco Vieira conta que depois de ter encontrado o ninho alertou, as autoridades: “encontrei o ninho que me chamou à atenção pelas dimensões, porque tem cerca de meio metro de diâmetro e cerca de 20 quilos. Eu sendo apicultor e ser conhecedor desta área, chamei de imediato as autoridades, nomeadamente o SPENA  (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente), Protecção Civil e a Casa do Mel”.  

Também contou que há uns dias, outro ninho foi encontrado em Castelo Branco, no concelho de Mogadouro. Algumas vespas acabaram por picar um homem que estava a fazer um corte numa árvore.

“Em Castelo Branco houve um caso, há poucos dias. Um homem que ia cortar um pinheiro e havia um ninho destas dimensões, tendo sido depois atacado e foi parar ao hospital, com várias picadas no corpo. Há também registo de três pessoas que já faleceram na Galiza”, contou o apicultor.  

O apicultor Marco Vieira denuncia que a propagação desta espécie invasora é bastante alta.

“A propagação desta espécie é muito alta. Um ninho pode criar 150 rainhas fundadoras e na primavera podem surgir mais ninhos. A vespa asiática poderá ocupar o território num raio de 5 quilómetros”, acrescentou Marco Vieira.

Nas aldeias de Olmos e Malta, no concelho de Macedo de Cavaleiros já tinha sido encontrada a vespa asiática ou velutina, apesar de não ter sido detectado o ninho. Também em Vila Flor, foi encontrado um ninho que já foi destruído. Os Bombeiros Voluntários de Bragança e a protecção civil municipal tinham agendado a destruição do ninho para ontem, mas não conseguiram destruir o ninho.

Escrito por Brigantia
Fotos: Marco Vieira

Jornalista: 
Maria João Canadas