Qui, 23/10/2025 - 08:58
O município de Vinhais tem aprovado, no âmbito da cogestão do Parque Natural de Montesinho e exclusivamente para o concelho, um projeto no valor de 500 mil euros.
Segundo o Presidente do Município, Luís Fernandes, a verba vai permitir intervir em três áreas-chave. “Tem a ver com a questão do tratamento das doenças do castanheiro, com a questão da fertilidade e da sanidade e tem a ver também com a componente de estudo por parte do IPB. Esta candidatura, digamos, também tem a parte científica, já está aprovada dentro da área da cogestão, mas como eu digo só, no concelho de Vinhais”, explicou.
O autarca adiantou ainda que o projeto tem um prazo de execução de dois anos, e está previsto que vá a concurso brevemente.
Quanto à campanha da castanha deste ano, Luís Fernandes considera que ainda é cedo para fazer grandes avaliações. No entanto, antecipa-se que o calibre do fruto seco será mais pequeno do que nos anos anteriores. “Nesta altura, ainda é cedo estarmos a dizer se vai ser um ano bom, se vai ser um ano normal, se vai ser um ano mau. É verdade que se percebe que a castanha que está a cair é mais pequena, mas também se percebe aqui outra coisa, é que em relação à qualidade e à sanidade, não há, neste momento, ainda preocupações em relação a essa questão.”
Declarações de Luís Fernandes, ontem, à margem da apresentação da vigésima edição da feira da castanha que decorre entre os dias 7 e 9 de novembro. Para o autarca de Vinhais esta feira, já consolidada na agenda cultural da região, é uma montra para os produtos endógenos do concelho. “O impacto é a divulgação dos produtos do concelho, da castanha, mas também dos outros, como o fumeiro, o mel, os produtos do outono, o vinho e o azeite. É também a valorização quer cultural, quer a nível turístico. Portanto, não é o valor significativo, digamos, que gera esses três dias de feira, que é importante na economia do concelho. É depois tudo o que gira à volta desses produtos durante todo o ano. Portanto, a feira é mais uma montra só desses produtos, aquilo que se pretende é divulgar esses produtos”, frisou.
Luís Fernandes sublinhou ainda que, este ano, a feira contará com algumas novidades nomeadamente um concurso de castanha e frisou que, futuramente, o grande objetivo é apostar na castanha longal.
A vigésima edição da Feira da Castanha de Vinhais realiza-se de 7 a 9 de novembro. Este ano, o evento conta com 61 expositores e um investimento de 220 mil euros.
Entre os destaques da programação estão atividades culturais, desportivas e gastronómicas dedicadas à valorização da castanha, com especial destaque para uma demonstração culinária do pasteleiro Leandro Marques. A nível musical a feira tem como cabeças de cartaz a dupla “Sons do Minho”, no dia 7, e Nininho Vaz Maia, no sábado dia 8.
Escrito por Brigantia




