Sex, 10/10/2025 - 12:19
A Adesão à greve dos transportes municipais é de 100% em Bragança.
Segundo Francisco Marcos, coordenador regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), esta adesão à paralisação dos serviços reflete o descontentamento dos trabalhadores. “Neste momento, 100% dos trabalhadores estão em greve, ou seja, 114 aldeias das 39 freguesias de Bragança estão sem transportes urbanos, que é a única forma que tem de transporte, e está 100% paralisado. Isso só quer dizer uma coisa, tanto que os trabalhadores não estão satisfeitos com as condições de trabalho que estão a ter e as nossas reivindicações, que são reivindicações da reposição das carreiras, do aumento salarial, é contar com retroativos desde janeiro de 2025, a atribuição do suplemento de necessidade e insalubridade, o respeito”, explicou.
O sindicato diz ter entregado, dia 17 de setembro, as reivindicações ao Ministério das Finanças, mas ainda não obteve qualquer resposta do Governo tendo gerado, segundo o coordenador regional do Sindicato, esta paralisação. Francisco Marcos admite que, até ao final do dia de hoje, espera uma indicação do governo para reunirem com o sindicato dos Trabalhadores da Administração Local.
Além dos trabalhadores do município de Bragança, esta greve abrange também os trabalhadores dos municípios de Barreiro, Coimbra, Nazaré, Portalegre, Alcácer do Sal e Sintra. Localidades onde a paralisação também foi em massa. “Posso dizer que em Coimbra, por exemplo, em 300 e tal autocarros, são 4 só a funcionar, ou seja, 95 de paralisação e nos restantes também é tudo na ordem dos 100% de paralisação no resto do país”, rematou.
Os trabalhadores dos transportes coletivos estão a reivindicar um aumento salarial, não inferior a 15%, o que corresponde a um aumento de 150 euros por trabalhador, a subida do subsídio de refeição para 10,50 euros diários, assim como a atribuição do Suplemento de Penosidade, Insalubridade, o respeito pelo gozo integral dos dias de férias e dos dias de descanso, mas também uma melhoria das condições de trabalho.
Escrito por Brighantia.