PUB.

Município de Mirandela e a Infraestruturas de Portugal assinam um contrato de comodato da antiga estação de caminho de ferros

PUB.

Ter, 10/09/2019 - 10:53


O edifício e terrenos adjacentes passam para a alçada da câmara de Mirandela, que fica responsável pelo espaço por 50 anos

Como contrapartida terá de, no prazo de três anos, realizar obras de reabilitação do espaço, que se encontra em avançado estado de degradação. Para o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, trata-se de uma oportunidade de melhorar estes activos. “Trata-se de um conjunto de activos, de terrenos e edifícios, que desde a altura da cisão entre a REFER e a antiga CP foram estando numa situação um bocado indefinida. Houve aqui um empenho da câmara de Mirandela, da IP e da CP, as três entidades envolvidas no processo, com interesse em regularizar o processo. O contrato de comodato permite regularizar o usufruto destes activos por parte da câmara e fazer um conjunto de investimentos que permitam dotar estes activos com condições de serem de novo utilizados”.

A autarca de Mirandela, Júlia Rodrigues, considera que se trata de um passo muito importante para concretizar um objectivo do executivo de reabilitar o edifício para lhe vir a dar nova vida. “Foram ultrapassadas todas as questões jurídicas que estavam envolvidas e, para já, por um lado todos os terrenos em que estão implantados a central de camionagem e o nó de acesso à Reginord, ficam regularizadas. Em relação aos terrenos envolventes e à estação ferroviária ficamos com a possibilidade de fazer estas obras estruturantes para a cidade e para o concelho e para a região”.

A presidente do município explicou ainda que as obras, no valor de dois milhões de euros, deverão avançar depois da reabilitação da central de camionagem, mas será ainda necessário a autorização da CCDR Norte para reajustar os fundos do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

O edifício pode vir a integrar um posto de turismo, mas não se sabe ainda se o projecto de criar uma casa das artes avançará, sendo a recuperação do edifício a prioridade neste momento.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro