Macedo homenageia filhos da terra no dia da cidade

PUB.

Qui, 30/06/2016 - 11:20


Ontem no dia da cidade, Macedo de Cavaleiros homenageou cinco personalidades, do concelho.

Na cerimónia, em dia de feriado municipal, foram entregues distinções à chef Justa Nobre, na categoria de Empreendedorismo e Actividades Económicas, a António Cravo, que criou o museu rural de Salselas, na área de Desporto, Cultura e Artes e a Luís Baptista, chefe regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Bragança, na categoria Ação Social e Associativismo. Luís Miranda Pereira, ex-director geral de reinserção social e dos serviços prisionais e actual proprietário de uma unidade hoteleira em Macedo, recebeu a distinção de Vida de dedicação a diversas causas relevantes para a comunidade.

Foi ainda distinguido o Serviço de Ortopedia de Macedo de Cavaleiros, representado pelo director Afonso Ruano, na área da Actividade Académica e Cientifica.

O presidente da assembleia Municipal, António Afonso, referiu que tanto como os que sempre viveram no concelho, como os que fizeram carreira foram, elevam o nome de Macedo.

“Há pessoas que sempre estiveram no nosso território e outros que aqui nasceram e que tiveram de aplicar os seus conhecimentos noutras zonas, mas também afirmaram que sempre se lembram da sua terra e falam nela. As quatro personalidades e um serviço que distinguimos não fizeram nada a pensar numa recompensa e nós é que enquanto responsáveis políticos reconhecemos os trabalhos meritórios de todos eles”, refere o responsável do órgão que aprovou a atribuição de medalhas.

A chef Justa Nobre, natural de Vale de Prados, mostrou-se emocionada com o facto de ter sido distinguida no seu concelho e no discurso recordou o papel da mãe e das avós na sua carreira.

“Senti o orgulho em ser macedense. Sou de Vale de Prados, senti muito orgulho nas minhas origens, nas minhas avós, na minha mãe. E mesmo no meu restaurante nunca vou deixar de mostrar que sou transmontana”, refere.

O feriado de Macedo de Cavaleiros a ficar marcado com distinções a personalidades do concelho. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro