Liga dos Bombeiros Portugueses reclama pagamento do trabalho suplementar e por turnos das Equipas de Intervenção Permanente

PUB.

Seg, 04/12/2023 - 09:04


Na semana passada, foi publicado em Diário da República este reforço monetário para os bombeiros sapadores

A Liga quer que o incentivo seja alargado às EIP’s, explica o presidente da Federação distrital dos Bombeiros, Diamantino Lopes. “A liga, conjuntamente com as federações distritais, está a pedir que a medida seja extensível também aos elementos que integram as EIP’s e aí sim, no distrito, já temos homens nestas condições”.

As corporações de bombeiros do distrito, não têm sapadores profissionais, por isso, o incentivo não se aplica. No entanto, a federação considera que as funções são idênticas às das Equipas de Intervenção Permanente. “No fundo, o conteúdo funcional dos homens que integram as EIP’s é semelhante aos conteúdo funcional dos homens que integram os sapadores. Sendo assim, têm igual razão de lhe ser atribuído esse suplemento remuneratório”.

Diamantino Lopes admite que pode ser uma negociação difícil com o Governo, uma vez que as EIP’s estão ligadas a várias entidades, além da Protecção Civil. “As EIP’s têm a particularidade de serem estruturas que dependem de três entidades, a ANPC, as câmaras municipais e as associações a que pertencem. E isso implica uma negociação mais complexa”.

No distrito de Bragança, as 15 corporações de bombeiros têm, em média, duas Equipas de Intervenção Permanente, cada uma composta por cinco profissionais. A ser concedido o incentivo financeiro suplementar, pode abranger cerca de 150 profissionais.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais