PUB.

JSD de Bragança reivindica ensino secundário em Vimioso e Freixo de Espada à Cinta

PUB.

Sex, 15/03/2019 - 08:47


Sob o lema “Secundário Já!”, a JSD de Bragança quer o ensino obrigatório a funcionar nos concelhos de Vimioso e Freixo de Espada à Cinta. Esta é uma pretensão da JSD distrital de Bragança que, terça-feira, esteve nas escolas básicas destes dois concelhos para dar a conhecer as suas exigências

Segundo o presidente da JSD distrital de Bragança, Paulo Afonso, foi manifestado agrado caso se torne uma realidade. " A maior parte dos alunos, encarregados de educação, direcção dos agrupamentos de escolas, e pessoas com quem fomos contactando, manifestaram o seu agrado caso isto se venha a tornar possível. O que propomos é que fique sobre a alçada da comunidade escolar, através do conselho geral, a abertura do secundário, ou não, e isso também vai de encontro com o interesse dos alunos e dos encarregados de educação ter essas turmas a funcionar. Foi isto que nós propusemos para dar cumprimento ao que está na Constituição".

Paulo Afonso reforça que, em 2018, haveria três centenas de jovens, nos dois concelhos, que poderiam frequentar o ensino secundário. "Muitos deles são obrigados a fazer várias horas de viagem, por dia, ou, inclusive, a residir fora dos seus concelhos de origem. Fizemos um levantamento estatístico, através do Pordata, que nos indica, que em 2018, na altura da redacção da proposta que foi entregue na Assembleia da República, haveria 300 jovens, pelo menos, nos dois concelhos, em idade de frequentar o ensino secundário".

Propondo a abertura do ensino secundário nos concelhos de Vimioso e Freixo, bem como em todos os onde não exista este nível de ensino, a 21 de Junho do ano passado, a JSD distrital de Bragança apresentou uma proposta de alteração legislativa, na Assembleia da República, ao Secretário-Geral do PSD e deputado eleito pelo distrito de Bragança, José Silvano, e aos deputados do PSD, responsáveis pelas Comissões Parlamentares de Educação e Juventude, Margarida Mano, José Carlos Barros e Pedro Pimpão.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves e Maria João Canadas