Qua, 24/12/2025 - 08:52
O balcão da Caixa de Crédito Agrícola de Chacim, no concelho de Macedo de Cavaleiros, vai ter o horário de funcionamento reduzido, a partir de dia 1 de janeiro. Os clientes deste banco, oriundos de Chacim e de aldeias próximas como Olmos, Peredo, Lombo e até Castro Vicente, no concelho de Mogadouro, vão deixar de poder usufruir do serviço com a regularidade atual.
A instituição bancária já afixou um aviso na porta a informar sobre a redução do horário.
A presidente da Junta de Freguesia de Chacim, Andreia Eugénio, afirma não compreender esta decisão, numa altura em que o serviço já é limitado. “Disseram-nos apenas que eram diretrizes do Banco de Portugal”.
E teme que esta medida seja o primeiro passo para um eventual encerramento do balcão, alertando para os constrangimentos que poderão surgir. “Acaba por não haver tanto movimento e consequentemente são serviços que vão acabando. Se o futuro for mesmo encerrar, as pessoas vão ter de se deslocar à sede de concelho”.
E recorda ainda que a população de Chacim e das localidades vizinhas é maioritariamente idosa, enfrentando dificuldades acrescidas no acesso a serviços bancários, nomeadamente em levantamentos e pagamentos. “A população que temos e que recorrer ao balcão é a população idosa. Eles frequentam Chacim para fazer, principalmente, o levantamento de pensões, já que, muitas delas, não conseguem trabalhar com o cartão multibanco”.
Como forma de contestação, a Junta de Freguesia vai enviar uma carta reivindicativa à instituição bancária.
Atualmente, o balcão funciona às segundas-feiras, de manhã e de tarde. A partir do próximo mês, passará a funcionar apenas às quartas-feiras, das 08h30 às 12h00.
Escrito por Onda Livre (CIR)





