PUB.

Já arrancou o Festival de Turismo de Natureza TTM com mais de 80 participantes de 18 países

PUB.

Qui, 23/09/2021 - 16:55


O Norcha - Festival de Turismo e Aventura de Trás-os-Montes já arrancou

Esta manhã, depois de um trekking urbano em Bragança os cerca de 80 participantes de 18 países seguiram de bicicleta para Vinhais. A prova de aventura e resistência vai percorrer os 9 concelhos da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes.

Laura Moratorio e Gonzalo Smaldone vieram do Uruguai para participar no Norcha. Não são estreantes neste tipo de prova, mas é a primeira vez que tentam superar um desafio destes em Portugal.

“Ficamos agradado com a proposta, tínhamos muita vontade de viajar, há muito que não o fazíamos. O que nos oferece o percurso parece-nos encantador e queríamos conhecer Trás-os-Montes”, sublinhou.

Os participantes têm pela frente 500 quilómetros que vão percorrer em 4 dias, a pé, em BTT, caiaque e desportos radicais. Há pontos de passagem obrigatória, mas cada equipa escolhe a melhor forma de os atingir.

Joana Simões é uma das integrantes da equipa que o exército constituiu para participar no Norcha. A militar de 25 anos acredita que o treino pode ser uma vantagem. “No exército temos o nosso próprio treino, então acho que estamos preparados para uma prova destas”, afirmou, dizendo que “se chegar ao fim” fica “muito contente”.

Outra das equipas portuguesas são os Fronteiros de Chaves. Rui Melo explica que é a primeira vez que participam numa iniciativa deste género e admite que espera uma prova muito dura.

“É extremamente dura, uma prova que exige um esforço psicológico e físico tremendo e é uma incerteza, inquietude durante estes quatro dias, estas 96 horas, vamos tentar aguentar”, conta.

Norcha, palavra que resulta da conjugação de Norte com Challenge, ou seja, desafio, é uma prova que envolve várias modalidades e que testa a capacidade de resistência dos participantes, explica Pedro Pinto, da organização.

O Norcha é a única prova deste tipo em Portugal e integra o Circuito Europeu de Corridas de Aventura, e este ano é organizado pela CIM Terras de Trás-os-Montes. As 18 equipas de 18 países deverão chegar domingo a Mirandela. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro