Há mais violência doméstica nas épocas festivas

PUB.

Sex, 26/11/2010 - 10:26


Férias e épocas festivas são problemáticas para a ocorrência de violência doméstica. E com o aproximar do Natal as autoridades locais manifestam-se preocupadas com a possibilidade de o número de casos poder vir a aumentar.

Em 2009, o Núcleo de Apoio à Vitima de Violência Doméstica do Distrito de Bragança atendeu 182 pessoas.

Este ano, até Novembro já tinham sido registados 101 casos.

“Estes dois últimos meses do ano vão ser muito complicados. Temos essa tendência de outros anos. Vem o tempo de Natal mas também a consciência da falta de recursos financeiros e mais tempo que se passa em família que leva ao surgimento de conflitos”, explica Teresa Fernandes, psicóloga do núcleo, que aponta sobretudo Natal, férias de Verão, noites e fins-de-semana” como os períodos mais complicados. Teresa Fernandes manifesta-se sobretudo preocupada com o aumento significativo de casos em pessoas com mais de 65 anos.

“Aquela que está mais representada ao nível das denúncias é a dos 25 aos 44 anos. Mas temos tido cada vez mais na faixa etária acima dos 65 anos. São dez a 12 por cento, o que já é muito significativo.”

A técnica defende ainda que as vítimas devem procurar todo o tipo de apoio social.

Mas em Miranda do Douro também se assinalou ontem o dia do laço branco, com uma marcha de protesto contra a Violência Doméstica.

Um marcha que contou com cerca de uma centena de pessoas, algumas delas vítimas de violência doméstica.

 “Dentro de quatro paredes ninguém vê. O meu marido bateu-me há cinco anos, deixou-me no quarto. À segunda vez reagi”, conta uma vítima. “Não aceitem a violência. Pode ser muito silenciosa e ninguém dá conta no exterior. A minha própria alma morreu”, diz outra vítima de violência.

 

 Em Miranda do Douro são registados em média 25 casos por ano, sendo que alguns são reincidentes.

Escrito por Brigantia/CIR