Guerra do Mirandum recriada a partir de hoje em Miranda do Douro

PUB.

Sex, 17/05/2024 - 10:29


Há 262 anos, Miranda Douro foi invadida pelo exército franco-espanhol, que matou centenas de pessoas e destruiu a cidade

A Guerra do Mirandum foi um dos momentos mais dramáticos deste concelho, que volta a ser recriado, entre hoje e domingo. O castelo, ou que resta dele, é palco deste evento, que conta com encenações, espectáculos, comerciantes e gastronomia, adianta a presidente da Câmara, Helena Barril. “Vai haver várias recriações da data, com uma maior participação por parte das escolas. Fizemos o pedido a várias escolas do distrito. O primeiro dia será de maior participação das escolas. Haverá concertos, espectáculos de fogo, entre outros”.

A recriação da Guerra do Mirandum acontece pela segunda vez e foi a forma que o município encontrou de homenagear as gentes que passaram por um dos momentos mais marcantes da história de Miranda do Douro. “É para prestarmos a nossa homenagem a todos quantos tombaram nesse episódio, que não foi dos mais bonitos e mais interessantes na vida de Miranda mas é um episódio a partir do qual se recriou o espírito do povo mirandês”.

O ano passado, centenas de pessoas passaram pelo evento. O município espera que este ano não seja diferente, com a presença de muitos espanhóis.

A recriação da Guerra do Mirandum acontece entre hoje e domingo, no largo de Castelo. Além de encenações, haverá ainda um pequeno mercado, com 20 expositores, e ainda várias tabernas, promovendo a gastronomia do concelho.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais