Seg, 06/10/2014 - 10:39
O Cabo José Rodrigues explica que “para as pessoas idosas o essencial não é conhecerem a nota, é as pessoas não se preocuparem por haver uma nota nova. As velhas continuam em funcionamento e não há necessidade de as trocar, elas serão recolhidas à medida que vão entrando banco. O principal conselho é esse, se aparecer alguém para trocar as notas, isso é falso”.
Atentos aos conselhos deixados pelos 4 agentes, alguns habitantes reconhecem algumas das práticas levadas a cabo pelos burlões. É o caso de Hermínia Monteiro, de 71 anos, que já foi enganada. “Apareceram uns senhores e como falaram no patrão do meu marido eu deixei-os entrar e fui ao primeiro andar buscar o dinheiro”, só se apercebendo mais tarde do perigo que correu.
A partilha de casos ajuda a esclarecer e permite que as populações que vivem mais isoladas e que com menos acesso a informação, tenham outros cuidados perante situações de perigo.
Estas acções de sensibilização promovidas pela GNR de Bragança, estendem-se até ao final de Outubro, nos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Bragança.
As sessões são também aproveitadas para deixar conselhos sobre os cuidados a ter na condução de tractores. Só nos últimos 15 dias morreram 3 pessoas na sequência de acidentes com estas máquinas agrícolas. Escrito por Brigantia.