Filme Fátima de João Canijo tem antestreia marcada para domingo em Vinhais com presença de realizador e actrizes

PUB.

Sex, 21/04/2017 - 11:11


Vinhais recebe este domingo a ante-estreia do Filme Fátima, um retrato das vivências de onze mulheres que saíram de Vinhais em peregrinação para Fátima, em Maio de 2016. O realizador João Canijo explica a importância das pessoas de Vinhais para este trabalho. 

“Sem as pessoas de Vinhais e o seu contributo não era possível este filme, é graças a eles que existe este trabalho, foram eles que nos inspiraram e colaboraram, para mim é muito especial que a ante-estreia aconteça lá”, sublinhou.

O realizador realça que o objecto do filme é o esforço da peregrinação que as pessoas de Trás-os-Montes fazem para chegar a Fátima. “Este é o percurso mais longo para chegar a Fátima, logo o mais duro de todos e é isso que queremos passar às pessoas, o esforço dos peregrinos no pagamento das suas promessas”, explicou.

Para se prepararem para os papéis as 11 actrizes, viveram e trabalharam em Vinhais durante 2 meses no ano passado. Um período que o realizador considera que foi muito importante para a interiorização dos papéis e para os laços de amizade que a equipa desenvolveu com os Vinhaenses.

Um filme com a assinatura de João Canijo, que contou com nomes como Rita Blanco, Ana Bustorff e Márcia Breia, no elenco principal e ainda a participação especial do programa da Rádio Brigantia, Bom dia Tio João.

O filme Fátima tem estreia nacional marcada para o dia 27 de Abril mas a ante-estreia está marcada para Vinhais este Domingo, dia 23, com a presença de João Canijo e de algumas das protagonistas desta história. Escrito por Brigantia