PUB.

Feira de São Pedro arranca hoje em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Qua, 29/06/2022 - 09:15


De hoje até domingo, Macedo de Cavaleiros está em festa com a 37ª Feira de São Pedro.

O certame, que assinala as festas da cidade, está de regresso depois de dois anos sem acontecer devido à pandemia.

“Acho uma excelente iniciativa, para o comércio local e para todas as pessoas. Já chega de estar em casa fechado, sem qualquer tipo de festividades. Podiam até ter antecipado um pouco mais as coisas e convidar outros cantores, mas dentro do que temos está aceitável”, afirma um dos habitantes

“Acho muito bem, até porque o que queremos agora é normalidade, as pessoas já sentiam falta”, afirma um macedense.

“Penso em ir até à feira, os macedenses e o concelho merecem esta festa anual. Traz prestígio e o comércio trabalha melhor. Em relação ao cartaz, não tem tantos artistas de renome mas sim mais da região, que também merecem uma oportunidade.” refere outra residente

Hoje, dia do padroeiro e feriado municipal, há missa campal seguida de procissão às 11h. Destaque para a inauguração da Bienal de Arte Contemporânea de Trás-os-Montes “Linha de Água” às 16h na sede do Geopark Terras de Cavaleiros.

Às 17h30 há concerto com as bandas filarmónicas do concelho e a inauguração da feira está marcada para as 18h30, na presença do Secretário de Estado da Agricultura, Rui Marinho, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

No dia 30, às 9h30, decorre um colóquio subordinado ao tema “Plano Estratégico da Política Agrícola Comum 2023/2027 – Estratégia para a Agricultura do Norte”, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Macedo de Cavaleiros.

No sábado tem lugar o Torneio de São Pedro de Tiro aos Pratos no Clube de Caça e Pesca de Macedo, às 9h, e às 10h a Regata de Canoagem São Pedro. No domingo há convívio de pesca, uma caminhada e moto-foto-raly.

Quanto ao cartaz musical, amanhã à noite o palco é inaugurado com um arraial popular, no dia 30, a animação fica a cargo de Lucas e Mateus Jr, Fernando Correia Marques, Grupo Toka e Dança, Cristiana Pereira e Broa de Mel.

Na sexta-feira, é feita uma homenagem a Roberto Leal com um tributo que assinala os 50 anos de carreira.

No dia dois, sábado, sobe ao palco o cabeça de cartaz desta festa, Virgul.

No último dia, domingo, durante a tarde há encontro de grupos culturais, com os pauliteiros de Salselas e o grupo cultural recreativo da casa do povo de Macedo de Cavaleiros.

Em paralelo decorre também a Feira de Antiguidades e Velharias, no Largo dos Segadores. Escrito por Onda Livre (CIR)