Famílias com filhos vão pagar menos IMI em Mirandela

PUB.

Sex, 11/09/2015 - 20:28


 As famílias quem têm habitação própria, em Mirandela e com filhos a cargo, vão pagar menos Imposto Municipal sobre Imóveis, no próximo ano. Apesar da taxa de IMI, para 2016, se manter nos 0,4 por cento, haverá uma variável de desconto para quem tenha filhos ainda no agregado familiar.

A diminuição do imposto varia entre os 10 e os 20 por cento. A proposta, apresentada pelo vereador do CDS/PP, foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do executivo. O presidente do Município, António Branco, explica ainda que o processo será automático não necessitando as famílias abrangidas de fazer qualquer requerimento.
Na prática, e utilizando como exemplo uma habitação avaliada em 100 mil euros, uma família que não tenha filhos no agregado familiar, vai pagar os mesmos 400 euros de IMI que pagou, este ano. Mas, se tiver um filho a cargo, vai pagar menos 40 euros, isto é, 360 euros. Se tiver dois filhos, o desconto será de 60 euros, passando a pagar 340 euros. Já no caso das famílias com três ou mais filhos a cargo, o IMI em 2016 vai ter um desconto de 20 por cento. Em vez dos 400 euros, pagos este ano, a mesma família vai pagar apenas 320.
Também as taxas referentes a imóveis devolutos e em ruínas, bem como os terrenos florestais abandonados, vão sofrer agravamentos.
Também já se sabe que o Município de Mirandela não vai abdicar dos 5 por cento de IRS dos contribuintes com domicílio fiscal no concelho. António Branco justifica esta medida com o facto de a autarquia estar sob a alçada de um plano de saneamento financeiro.
Medidas aprovadas na última reunião de câmara, mas que ainda serão sujeitas a aprovação na Assembleia Municipal de Mirandela. Escrito por Terra Quente (CIR).