Falta alojamento em Sendim para o Intercéltico

PUB.

Seg, 04/08/2008 - 08:14


A falta de alojamento continua a ser o principal problema do Intercéltico de Sendim que terminou ontem. Os milhares de pessoas que visitam esta vila do planalto mirandês sentem na pele a dificuldade em arranjar dormida durante o festival.  

Muitas vezes são os próprios populares que alugam as casas aos festivaleiros.

Segundo Mário Correia, da organização, “a única solução seria a criação de um centro de acolhimento, como já existe no Barrocal do Douro, vocacionado para receber a juventude” salientando que “o numero de habitações alugadas é muito significativo porque é uma fonte de rendimento”.

 

O proprietário de uma estalagem de Sendim afirma que precisava de pelo menos mais 150 quartos para responder a todas as solicitações que tem durante os dias do festival. “Se houvesse mais quartos, mais enchia” refere. “Houve muitas pessoas a telefonar e a reservar quartos só que não há mais e pelo menos mais 150 ainda se enchiam” acrescenta.

 

Quem parece passar ao lado destes problemas são os sendineses que ficam muito satisfeitos com estes dias de festas que atraem milhares de pessoas à vila. “Isto é uma maravilha para o povo senão isto ficava morto”refere uma habitante, enquanto outra não tem dúvidas em afirmar que “se não fosse os celtas, a nossa terra não se conhecia”. Por isso, há quem defenda que o festival “devia ser durante uma semana”.

 

A falta de alojamento continua a ser o principal problema que os visitantes encontraram na vila de Sendim em Miranda do Douro durante o festival Intercéltico.