Encontro Ibérico de Música Popular de Bragança vai crescer em 2012

PUB.

Seg, 25/07/2011 - 11:11


Dar a conhecer os grupos de música popular e de danças de Bragança. Esse foi o principal objectivo da III Edição do Festival Ibérico de Música Popular, que se realizou no sábado, no castelo de Bragança.

O Grupo de Danças Medievais de Bragança teve honras de abertura. Participaram ainda os Gaiteiros da Lombada, o grupo Terra Firme e os Pedra D’Ara. De Espanha vieram os La Morana e os La Nota.

“São quatro grupos do concelho de Bragança e dois de Zamora. Aproximamo-los e damos-lhes a oportunidade de se darem a conhecer e de fazer intercâmbio com os grupos espanhóis”, explica Jorge Novo, o presidente da junta de freguesia, organizadora do encontro. O mesmo responsável garante que este Encontro Ibérico vai crescer já no próximo ano.

 “É já um evento consolidado, que já tem um caminho feito e queremos que continue a evoluir. No próximo ano, em vez de encontro ibérico de música popular será um encontro ibérico de música e dança popular”, adianta.

Este foi o pontapé de saída das festividades de Verão da cidade de Bragança e uma espécie de aquecimento para a festa da História, que se realiza de 13 a 15 de Agosto, no castelo.

 Aproveitando o cenário, Jorge Novo deixou um apelo.

“Desenvolvam mais actividades no castelo, da ACISB aos empresários. Temos um local único para realização de feiras, um espaço emblemático para concertos e música. Há estacionamento, as pessoas podem trazer a família, há local para todos se sentarem. É um espaço que tem vindo a ganhar maior notoriedade”, frisa.

 Seis grupos participaram no III Encontro Ibérico de Música Popular, que reuniu dezenas de pessoas no castelo de Bragança.  Escrito por Brigantia