Qui, 21/12/2023 - 16:16
Era a única lista a sufrágio e foi eleito com 83% dos votos. Um resultado que vê com satisfação. “Vejo como positivo e bom. É sinal que as pessoas acreditaram na equipa que constituímos para concorrer aos órgãos sociais da santa casa”.
Duarte Fernandes está na Misericórdia de Bragança há cerca de 16 anos. Nos últimos quatro, era tesoureiro na equipa de Eleutério Alves. Candidatou-se a provedor pela primeira vez. “Eu já ligado à santa casa há vários anos e no último mandato atribuíram-me a responsabilidade de ser tesoureiro. Foi um desafio e ao mesmo tempo foi uma oportunidade de conhecer o funcionamento, por inteiro, dos diferentes sectores e valências, problemas, facilidades e dificuldades. Nesse sentido, senti-me capaz porque conheço a casa”.
Admite que ter sido tesoureiro, permite ter noção da realidade financeira da instituição, que tem uma dívida de alguns milhões de euros. “É evidente e toda a gente sabe que a santa casa tem dívidas. Temos dívida à banca e a fornecedores. Mas é para isso que aqui estamos, para debelar essas coisas e para melhorar”.
Com 118 votos a favor, 9 brancos e 16 nulos, Duarte Fernandes foi eleito provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança esta terça-feira. A tomada de posse acontecerá em Janeiro.
Escrito por Brigantia




