Demola North Portugal partilha soluções com empresas

PUB.

Qui, 15/03/2018 - 12:42


O projecto Demola Norte Portugal vai juntar empresas, alunos e investigadores do Instituto Politécnico de Bragança para tentar solucionar problemas de algumas empresas.

Luís Pais, vice-presidente do IPB, destaca que seis projectos vão envolver 36 estudantes portugueses e estrangeiros, para fazer investigação de uma forma inovadora:

“É uma forma de fazer inovação, recorrendo a todo o know-how num a instituição de ensino superior de uma forma inovadora não da forma tradicional que os nossos investigadores fazem projectos do princípio ao fim para uma empresa, mas de uma forma original com a participação dos estudantes durante a sua formação e as próprias empresas fazem parte do processo para encontrar a solução do problema” disse Luís Pais, vice-presidente do IPB.

Os casos resolvidos vão ser apresentados em três meses e existe a possibilidade de as empresas comprarem a ideia aos alunos, dando sustentabilidade ao projecto:

“O produto final da maioria destes projectos tem capacidade de ser comercializada em que a empresa poderá levar para a empresa” disse Luís Pais, vice-presidente do IPB.

Uma das empresas que foi envolvida do projecto no primeiro semestre foi a Pão de Gimonde.
Elisabete Ferreira, gerente da empresa refere que é difícil implementar estas ideias do Projecto Demola em apenas tês meses.

“Esse é o maior desafio porque não se consegue incrementar no mercado apenas em três meses”, referiu Elisabete Ferreira

Trata-se de um projecto de médio a longo prazo e abrir os horizontes.

A iniciativa de origem finlandesa foi aplicada, pela primeira vez em Portugal, pelo Instituto Politécnico de Bragança, que pretende alarga-lo a empresas internacionais.
Escrito: Brigantia