PUB.

Danças Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais debatidas em Miranda do Douro

PUB.

Ter, 28/11/2023 - 09:53


Seminário decorreu no sábado

"Danças Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais de Miranda do Douro". Foi este o tema de um seminário promovido, no fim-de-semana, em Miranda do Douro, no seguimento da submissão, que foi concretizada no dia 10 de Julho, da candidatura ao Inventário do Património Cultural Imaterial de Portugal, desta tradição que tanto enrique a cultura mirandesa, como explica a autarca, Helena Barril. “Este seminário teve como mote a riqueza da nossa candidatura, que contou com várias integrações. Pessoas que falaram sobretudo em temáticas naturalmente relacionadas com pauliteiros, com as danças de palos em Espanha, houve também um aluno que apresentou uma tese de doutoramento à volta do folclore e das danças de pauliteiros, mas essencialmente a jornada de ontem foi marcada para que também tivéssemos a participação dos grupos que estão neste pedido de classificação e onde foram abordados estes rituais que cada grupo cumpre nas suas festas tradicionais”.

A submissão da candidatura das Danças Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais de Miranda do Douro foi um marco crucial e, agora, a expectativa quanto aos resultados é palpável. Helena Barril expressou esse sentimento, ressaltando a ansiedade positiva da comunidade em relação aos resultados dessa candidatura. "Esta submissão foi feita a 10 de julgo e gostávamos de saber os resultados o quanto antes, mas não depende de nós.
Nós estamos ansiosamente e positivamente a aguardar, porque eu acho que é uma candidatura que faz todo o sentido e é uma riqueza enorme para o nosso património e para a cultura mirandesa”.

Em dezembro de 2022, a Direção-Geral do Património Cultural inscreveu a Capa de Honras Mirandesa no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e, agora, a autarquia mirandesa espera os mesmos desenvolvimentos para as Danças Rituais de Pauliteiros nas Festas Tradicionais de Miranda do Douro.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Daniela Parente