Cultura Sefardita vai ter centro no próximo ano

PUB.

Ter, 23/07/2013 - 09:57


Já foi apresentado o projecto do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano. Projectado pelo arquitecto Souto de Moura, este equipamento vai ficar integrado no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais. 

O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, não tem dúvidas que esta obra vai reforçar a promoção de Bragança a nível internacional.“Representa um reforço da oferta cultural de Bragança. Daqui partiram homens e mulheres de grande valor a nível científico, cultural e comercial e deter esse conhecimento é essencial para o presente e para o futuro. Mas também para a promoção turística, uma vez que se trata de um equipamento específico orientado para uma cultura determinada e considerando que o projecto de arquitectura foi elaborado pelo arquitecto Souto de Mouro, significa que reunimos à volta deste projecto dois aspectos essenciais do ponto de vista da promoção externa, que é a arquitectura, que há muitas pessoas que querem conhecer seja de Nova Iorque, do Japão, mas também a comunidade sefardita espalhada pelo mundo”, salienta o autarca.  Para que este equipamento cultural integre a rede nacional, foi assinado um protocolo entre o município e a Rede de Judiarias de Portugal. O secretário-geral, Jorge Patrão, acredita que este projecto vai impulsionar a criação da Rota dos Judeus em Trás-os-Montes e contribuir para travar a desertificação do interior do País.  “Eu acho que ainda há muitos transmontanos que se lembram daquilo que foi a presença judaica em Trás-os-Montes e isso faz parte da história de Portugal. E essas peças da História de Portugal, nós na Rede de Judiarias de Portugal queremos ajudar à sua valorização. Estes locais do interior, como Bragança, que nós queremos apoiar, só tendem a valorizar-se, porque podem despovoar as nossas terras, podem levar todos os interesses para o litoral, mas há uma coisa que não podem tirar às nossas terras, é a sua história e a sua identidade”, garante o responsável.

O Centro de Interpretação da Cultura Sefardita representa um investimento de um milhão e duzentos mil euros e deverá estar concluído em Setembro do próximo ano.

Escrito por Brigantia