Cultura de Sendim mais reforçada

PUB.

Seg, 16/07/2012 - 09:50


Os três grupos etnográficos de Sendim, em Miranda do Douro, estão agora representados por uma única associação que quer dinamizar a cultura e as tradições do planalto num mesmo espaço.Para tal, foi assinado, na passada sexta-feira, um protocolo entre a Associação de Pauliteiros de Sendim e a junta de freguesia local e que estabelece a cedência das instalações da Casa do Pauliteiro, já existente na vila, àquela associação. 

“Neste momento nós estamos a desenvolver um trabalho referente às pessoas que marcaram o nosso passado porque eles é que nos deram toda a informação das danças”, refere o presidente da associação, Henrique Fernandes, acrescentando que “quando pessoas de fora, e não só, vierem cá à terra podem ver informação sobre as pessoas que por cá passaram”.Este protocolo marcou as comemorações do 22º aniversário de elevação de Sendim a vila.O presidente da junta de freguesia adianta que o projecto para a reconversão da antiga estação de caminho-de-ferro está a ser ultimado. “Está em fase de execução e a seu tempo será apresentado”, refere Aquilino Ginjo.“Será a recuperação das casas como valor arquitectónico que têm, fazer um parque de campismo e uma área de restauração”, explica o autarca. Como fica “junto ao IC5 não tenho dúvidas que os camionistas vão desviar-se da A4 e ir daqui até Vila Real sem pagar. E para quem passar por aqui este será um ponto de paragem”, acrescenta.Já o presidente da câmara de Miranda do Douro salienta a recuperação conjunta de património ferroviário.“Nós fizemos uma parceria com a REFER e que tem a ver com a ciclovia e com um conjunto de edifícios que vão ser recuperados ao longo da linha” recorda Artur Nunes. “Sendim também assinou um protocolo com a REFER e este projecto será anunciado conjuntamente com um projecto com alguma dimensão que estamos a ultimar ainda este ano para a integração total das estações e da ciclovia”, salienta.

A construção da Casa da Música na vila de Sendim é outro projecto que está em fase final de construção e que deverá ser inaugurado em breve.

Escrito por Brigantia