Chuva tem sido "ouro" para a produção de castanha

PUB.

Qua, 13/09/2023 - 09:08


Apesar do mau tempo ter destruído culturas no concelho de Mirandela, noutras partes da região, como Bragança e Vinhais, a chuva tem sido “ouro” para a produção de castanha

Para o produtor, Domingos Afonso, com castanheiros em Carragosa, Bragança, e Vilar dos Peregrinos, Vinhais, as expectativas são boas.

“Esta chuva veio favorecer a castanha, veio fazê-la aumentar e desenvolver-se bem. O ano passado tivemos metade dos outros anos, este ano acho que vamos ter produção em grande”, referiu.

O ano passado a seca fez cair para mais de metade a produção de castanha na região. Este ano, o cenário parece diferente, até porque tem chovido e a água está a ser uma mais-valia para o desenvolvimento do fruto, explicou o produtor José Vaz.

“A chuva faz crescer a castanha. Se a árvore fica mais fresca, melhor cria o fruto. Pode esperar-se mais produção. Num ano bom produzo mais ao menos 60 toneladas. Para já, as perspectivas estão boas, vamos ver, ainda falta um bocado para a apanha”, contou.

Já João Pires tem castanheiros na aldeia de Vilarinho, concelho de Bragança. Para o agricultor a chuva já veio um pouco tarde, mas espera que se mantenha, não em quantidades muito excessivas, e que as temperaturas continuem altas para que a produção seja boa.

“A chuva ainda não foi muita. Se viesse mais alguma tanto melhor e manter as temperaturas relativamente altas, à volta dos 20 ou 25 graus, para proporcionar um bom crescimento. Ao ter humidade e alguma temperatura vai originar um bom crescimento”, explicou.

Os produtores de castanha com grandes expectativas em relação à campanha deste ano.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais