PUB.

Centro de Investigação do IPB vai ter extensão em Cabo Verde

PUB.

Qua, 28/11/2018 - 10:48


Vai ser criada em Cabo Verde uma extensão do Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança.

O centro de investigação vai nascer na Universidade de Cabo Verde com o objectivo de desenvolver investigação particularmente no sector agro-alimentar. Com esta nova infraestrutura pretende-se criar cadeias de valor e desenvolver temas científicos com impacto local e internacional. “O que se pretende é, com o apoio do nosso CIMO, instalar em Cabo Verde, um centro de investigação irmão do nosso, que ficará dedicado a estudar os recursos naturais de Cabo Verde e as possibilidades de serem aproveitados para produtos de elevado valor acrescentado, os recursos marinhos e também apoiar o desenvolvimento da agricultura em Cabo Verde”, destacou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

O Instituto Politécnico de Bragança terá um papel fundamental na criação deste centro de investigação, na fase de instalação, mas também posteriormente na cooperação científica. “O centro vai ser criado com o nosso apoio, com a nossa orientação científica, com apoio muito forte dos nossos investigadores que se deslocarão lá na fase de instalação dos investigadores, escolha dos equipamentos e das linhas de investigação. E espera-se também que os investigadores que se vierem a instalar em Cabo Verde tenham uma forte relação connosco, que passem pelo CIMO”, adiantou.

Actualmente, 700 alunos cabo-verdianos estudam no IPB. Um dos objectivos do projecto é que os estudantes formados em Bragança possam prosseguir investigação científica na terra natal.

O protocolo foi assinado a semana passada na cidade da Praia, Cabo Verde, e espera-se que dentro de 3 meses sejam dados os primeiros passos na criação deste braço do CIMO naquele país africano. Escrito por Brigantia.

 

Foto: IPB

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro