Qua, 21/01/2026 - 10:25
A Estação das Artes em Mirandela recebe até ao mês de julho a exposição Caminho Mão Ferro de Sobral Centeno, que conta com séries de obras de 2017 a 2025.
Sobral Centena explica que os quadros expostos são dedicados, exclusivamente, à paisagem do Douro.“Das viagens que eu fazia desde jovem, ou seja, os caminhos-de-ferro, os comboios, as margens do Douro e dos outros rios afluentes, aqueles mais familiar seriam ou foram, e são o Távora e o Tua. Portanto, tudo circula dentro desta região e algum registro que eu tenho dessas viagens são todas memórias do tempo,” explicou.
Miguel Pérez, curador da exposição, destacou que este é um trabalho essencialmente de desenho. “ O desenho tem sido preponderante no percurso do Sobral Centeno e um trabalho que toca a abstração mas há sempre uma referência paisagística importante e uma referência também em termos temáticos das próprias locomotivas que, como disse, acabaram por interferir bastante na paisagem magnífica do Douro e na maneira como nós também percecionamos a paisagem, porque com a velocidade do comboio evidentemente essa perceção acabou por ficar diferenciada”, disse.
Nos desenhos, os materiais utilizados são sobretudo tinta da china, carvão e acrílico.
A vereadora Vera Preto, do município de Mirandela, destacou o contraste do passado e do futuro, que este local representou e que agora se transformou num espaço de cultura.
“Há um passado que traz-nos memórias e que realmente nos identifica com aquilo que era a importância da ferrovia na região. Há um presente de luta constante e haverá com certeza um futuro em que a ferrovia será também uma realidade novamente na nossa região”, frisou.
A antiga estação Ferroviária de Mirandela é o palco da exposição Caminho Mão Ferro de Sobral Centeno até 12 de julho.
Escrito por Rádio Brigantia.





