Seg, 03/06/2024 - 09:27
Segundo disse o presidente da câmara, António Pimentel, o financiamento é de 800 mil euros. Depois, o município vai tentar conseguir também financiamento para fazer obras nas restantes sete. “Todas as escolas primárias, neste momento, estão desactivadas. O concelho tem 56 localidades. De grosso modo, temos 56 edifícios. Nesse sentido, avançamos com a execução, para já, de 11 projectos para as 11 escolas que reúnem melhores condições, para as transformar em alojamentos turísticos. Dessas 11 há já quatro em concurso público. São Sanhoane, Variz, Tó e Brunhoso. Temos financiamento para estas quatro. Depois, veremos, em termos de outros programas, o que é possível”.
No concelho já há outras três antigas escolas primárias recuperadas. Com estas quatro, o presidente considera que se criará uma boa resposta a nível de alojamento. “Em cada escola serão estruturados dois T2. Já temos algumas recuperadas, como sendo Urrós, Peredo e Valverde”.
Ainda assim, esta resposta não chega. O presidente considera que era preciso criar mais camas em Mogadouro. “A falta de alojamento aflige Mogadouro há muito tempo. Com esta situação vamos, naturalmente, mitigar o problema mas não se resolve. Resolver-se-ia com a construção de uma unidade hoteleira de qualidade”.
O financiamento para esta primeira fase de recuperação é proveniente do programa Portugal 2030, destinado à recuperação de edifícios. Assim que as obras arranquem, o prazo de execução é de um ano.
Escrito por Brigantia