Burla: fazem-se passar pela GNR e mandam mensagem a cobrar pagamento

PUB.

Qui, 04/07/2024 - 08:56


“A sua viatura consta para apreender a partir de hoje por coima em atraso pague agora”: esta é a nova tentativa de burla

As pessoas recebem uma mensagem, de alguém que se faz passar pela GNR, dizendo que é preciso pagar para que o carro não seja apreendido. É ainda enviado o valor, uma entidade e referência.

O tenente-coronel do Comando Territorial de Bragança da GNR, Eduardo Lima, alerta que se trata de uma burla. “Temos conhecimento destas tentativas de bula enviadas às pessoas para pagarem coimas em atraso ou para libertação de viaturas que seriam para apreensão. São mensagens falsas. A GNR não usa este método de comunicação com as pessoas, nunca envia mensagens por telemóvel e todas as comunicações da GNR são feitas pelos meios de correio ou correio electrónico, quando consentimento das pessoas”, explicou.

Em caso de dúvida, a GNR aconselha que contactem as autoridades. “Nunca façam estes pagamentos, não sigam estas instruções sem verificar primeiro se são verdadeiras. Como existe uma grande proximidade com a GNR, para confirmar a sua veracidade, basta dirigir-se a um posto da GNR ou contactar-nos que iremos ao encontro das pessoas para verificar se isto é verdadeiro. Também aconselhamos que periodicamente verifiquem os estratos bancários para perceber se existe alguma cobrança deste tipo de burlas”, disse.

A Guarda pede ainda que seja apresentada queixa caso tenha sido burlado. Para já, a GNR ainda não tem conhecimento deste tipo de burlas na região.

As tentativas de burla através de meios electrónicos têm sido cada vez mais recorrentes. Por isso, a GNR alerta para que as pessoas não façam qualquer tipo de pagamento sem antes se informarem junto das entidades competentes.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Ângela Pais