PUB.

Bragança vai criar grupo de trabalho com PSP para travar aumento de atropelamentos

PUB.

Qua, 17/12/2025 - 09:57


Questão relativamente à sinistralidade foi levantada na última Assembleia Municipal, pela deputada municipal da Iniciativa Liberal

A Câmara Municipal de Bragança vai criar um grupo de trabalho com a PSP e outras instituições devido ao aumento de atropelamentos registados na cidade. A presidente do município, disse que não se trata de uma questão urbanística, mas sim de distração dos condutores.

“Temos de ter aqui um dado em conta muito importante. Há indicadores que às vezes são excecionalmente baixos, mas é porque são territórios também de baixa densidade populacional. E registou-se aqui algum aumento. Pelo que consegui apurar, a maior parte das causas não tem a ver propriamente com questões de urbanismo, mas sim por distrações dos condutores, que acontecem frequentemente, nomeadamente porque estão ao telemóvel. Mas lá está, isso é algo que temos que apurar e há sempre coisas que podemos melhorar”, reforçou Isabel Ferreira.

A questão relativamente à sinistralidade foi levantada na última Assembleia Municipal, pela deputada Teresa Aguiar, da Iniciativa Liberal, que garante que houve um aumento de 22% de atropelamentos em Bragança e não considera que se trate apenas do comportamento dos condutores. “Aquilo que propomos é que tendo em conta que os dados suportam que há um aumento, tem que haver uma revisão do planeamento da cidade. E porquê que nós achamos que isto é uma questão de planeamento e não só de distração dos condutores? Há efetivamente zonas onde ano após ano se verificam acidentes, ou seja, há zonas efetivamente que são perigosas.

Teresa Aguiar deu como exemplo, a Avenida Sá Carneiro, que acredita que é mais propícia a estes casos, pelas condições da via. “É efetivamente uma destas zonas. É uma combinação de coisas que algumas delas não são necessariamente más, ou seja, são vias grandes em que as pessoas, com bons pavimentos, as pessoas sentem-se confiantes para acelerar, só que depois aparece um peão, não vêm a tempo e pronto, acontecem acidentes”. Na mesma assembleia, a IL referiu ainda exemplos de cidades que reduziram “drasticamente a sinistralidade rodoviária através de planeamento urbano, como Helsínquia que chegou, recentemente, a ter zero mortes rodoviárias durante um ano completo. Oslo, por exemplo, tem vindo a reduzir de forma muito significativa a mortalidade, e Pontevedra não regista mortes na estrada há mais de 10 anos. São exemplos claros de que é possível fazer o mesmo em qualquer cidade, sobretudo numa cidade pequena, desde que haja vontade política e uma estratégia consistente”, apontou a deputada.

A deputada da Iniciativa Liberal sublinhou ainda a necessidade de mais iluminação e melhores acessibilidades.

Recorde-se que desde o mês de novembro houve dois atropelamentos na cidade de Bragança que deixaram duas pessoas feridas, uma delas em estado grave, em que o condutor não prestou auxílio à vítima e fugiu do local. Ainda no mesmo mês, ocorreram outros dois atropelamentos relacionados com trotinetes, mas que não causaram feridos.

Isabel Ferreira adiantou que “brevemente” irá “dar mais informações” e recordou que o município está já “a trabalhar num plano de mobilidade sustentável".

Escrito por rádio Brigantia

Jornalista: 
Rita Teixeira