Bragança Granfondo lotou hotelaria do concelho e está mais internacional

PUB.

Dom, 14/07/2019 - 22:53


A terceira edição do Bragança Granfondo fez lotar a hotelaria do concelho de Bragança. A prova foi para a estrada este domingo e trouxe à capital de distrito mais de 1600 ciclistas de 13 nacionalidades.

Hernâni Dias, presidente do município, diz mesmo que “a capacidade de alojamento do concelho de Bragança, provavelmente, já não é suficiente para acolher todos os participantes” e dar resposta a uma iniciativa que tem já um grande impacto na economia e no turismo do concelho. “O Bragança Granfondo tem um impacto económico bastante relevante uma vez que todas as unidades hoteleiras lotaram. Houve pessoas que vieram na sexta-feira, passaram o fim-de-semana em Bragança, dinamizaram a economia”, frisou.

O Bragança Granfondo é um projecto resultante do Orçamento Participativo e tem um custo de 45 mil euros.

A iniciativa contou com a colaboração de 50 entidades e instituições do concelho e houve uma grande envolvência de toda a população como realça Hernâni Dias, que também participou em mediofondo. “Recebemos participantes de 13 nacionalidades e tivemos participantes de cerca de 200 localidades nacionais. Isto mostra que as pessoas apreciam o Bragança Granfondo, que querem participar e nós, obviamente, que fazemos um balanço muito positivo”.

Reforçar a aposta na internacionalização do Bragança Granfondo é o objectivo da organização. Manuel Zeferino, da Bikeservice, aponta para Espanha, pois o número de espanhóis no evento cresce de ano para ano. “Termos em Bragança mais de 1600 participantes é um êxito enorme. Nós queremos continuar a crescer, queremos crescer através dos participantes espanhóis. Este ano tivemos mais 120 que o ano passado e é em Espanha que queremos apostar”.

Este ano houve mudanças no percurso, ficando de fora a passagem por Puebla de Sanabria em Espanha e a incursão pelo concelho de Vimioso. Manuel Zeferino promete novidades para 2020. “Vamos fazer o rescaldo deste ano e vamos já preparar a edição de 2020. Não sei se vamos ou não repetir este percurso mas vamos inovar para motivar as pessoas a virem a esta prova”.

O Bragança Granfondo foi organizado pela Bikeservice e Município de Bragança e teve cariz solidário. Foi angariada a quantia de 945 euros, através de uma caminhada, que reverteu para a Delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

João Moreira, em masculinos, e Fátima Melo, em femininos, foram os vencedores da edição deste ano.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira / Foto de Matias Novo