PUB.

Barcos ecológicos já navegam no Azibo

PUB.

Sex, 02/08/2019 - 09:22


Já é possível dar passeios de barco na albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, e conhecer a zona para além das praias fluviais.

As navegações são feitas em barcos ecológicos, amigos do ambiente, explica António Teixeira da Empresa Azibo Solar Boat, que acrescenta que o objectivo é levar as pessoas a sítios que só é possível ir de barco. “Só nos foi permitido navegar na albufeira do Azibo porque esta embarcação é amiga do ambiente, não polui, ou seja, não emite gases, não lança óleos na água e não emite ruídos. Tentamos levar as pessoas a sítios que não conseguiam chegar, se não fossem estas embarcações”, afirmou.

A Sun Azibos Cruzeiros é outra empresa, com barcos ecológicos movidos a painéis solares, que realiza passeios pelo azibo, mas com a particularidade de ao longo do passeio as pessoas poderem ter explicações geológicas, refere Ângela Costa, responsável pela empresa.

“Temos uma parceria com o Geoparque que nos permite dar a conhecer as características geológicas, mesmo a nível da fauna e da flora evolvente desta paisagem. Temos passeios base, passeios temáticos de observação de aves, ao pôr-do-sol, com explicações de guias”, afirmou.

Ana Luísa Castro vive em Macedo de Cavaleiros e foi uma das primeiras pessoas a passear num dos barcos e acredita que o projecto é uma mais-valia para a região. “Dá para aproveitar o que temos de bom. Estes barcos vêm valorizar imenso o nosso património, aconselho a toda a gente”, afirmou.

Os passeios a barco na albufeira do Azibo estão disponíveis a partir de hoje e podem ser realizados três vezes ao dia. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Ângela Pais