Incêndio de Vinhais está praticamente dominado

PUB.

Sex, 29/08/2025 - 11:07


A noite foi decisiva para controlar as chamas
Grande parte do perímetro do incêndio de Vinhais está dominado. O comandante sub-regional de Trás-os-Montes da Proteção Civil, Noel Afonso, esclarece que resta apenas uma frente ativa. “Temos 90% de todo o perímetro de incêndio dominado. Resta-nos uma pequena frente, que nos causa ainda preocupação. Está a evoluir numa zona de difícil acesso para os meios terrestres e máquinas de rasto. Esta frente está numa parte muito ingreme e rochosa, perto de Penhas Juntas”.
 
O incêndio deflagrou ontem, ao fim da manhã. A noite foi decisiva para controlar as chamas. “Como se previa, o vento diminuiu e a temperatura baixou. Foi uma janela de oportunidade que aproveitámos”.
 
O incêndio já passou por várias aldeias do concelho, entre elas Ervedosa, Agrochão, Falgueiras e Penhas Juntas. “É uma área ardida muito significativa e há sempre o risco de haver reativações. Os meios estão no terreno para evitar isso mesmo. Criou susto em várias localidades, sendo que algumas delas foram confinadas, mas evacuações não foram feitas”.
 
Neste momento, no terreno, estão no terreno 485 operacionais, apoiados por 158 viaturas e 10 meios aéreos.
 
A Estrada Nacional 206, entre Agrochão e Penhas Juntas, e a Estrada Municipal 529, entre Nuzedo de Baixo e Ervedosa, já foram reabertas.
 
Escrito por Brigantia
Foto: Meteo Trás-os-Montes
 
Jornalista: 
Carina Alves