Qui, 09/10/2014 - 10:22
Há 170 pedidos de apoio social acumulados nos serviços da Câmara Municipal, na sua maioria para habitação social.
O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, revela que há apenas duas ou três casas que estão a ser recuperadas para entregar a novas famílias.
E salienta que tem sido feito um trabalho importante no sentido de identificar casas que estavam entregues a famílias que tinham uma segunda habitação, de forma a entregá-las a pessoas mais carenciadas.
“Os nossos fogos sociais estão todos ocupados. Temos apenas duas ou três habitações que não estão ocupadas porque estamos a reabilitar para podermos fazer mais uma entrega. O trabalho que tem vindo a ser feito é perceber se há alguma habitação que não esteja a ser ocupada, porque há pessoas que adquiriram casa própria mas não deixaram de ter a habitação social, para podermos entregar efectivamente a pessoas que necessitam”, revela o autarca.
Ontem foram entregues quatro apartamentos de tipologia T3 e T4. Hernâni Dias salienta a prioridade de entrega vai para as famílias mais necessitadas.
“Não atribuímos as habitações pela ordem de chegada mas pela prioridade. As famílias mais necessitadas são aquelas que são atendidas em primeiro lugar”, frisa o presidente do Município de Bragança.
Para as 19 pessoas que constituem as 4 famílias que ontem receberam as chaves, estas habitações representam não só uma casa mas também o começo de uma nova vida.
È o caso de Ana Santos que esperava há 8 anos pela ajuda da Câmara Municipal. Pagava 300 euros de renda e agora vai pagar pouco mais de 50. Não tem dúvidas que esta casa vai ser uma grande ajuda para toda a família.
“Esta casa significa muito. Antes não conseguíamos viver porque somos seis pessoas a viver só com a reforma da minha mãe e da minha irmã. É muito bom, foi como se me saísse a sorte grande”, conta a beneficiária de habitação social.
Antes de serem entregues, os apartamentos sofreram algumas obras de remodelação que representaram um investimento de cerca de 28 mil euros. Escrito por Brigantia.