Artes Marciais: Studio 83 promove a prática de Jiu-Jitsu brasileiro e já tem um campeão europeu

PUB.

Qui, 20/02/2020 - 11:10


Em Bragança há uma modalidade que está a ganhar adeptos e que já conta com um campeão europeu de juvenis. Falamos de Rodrigo Genésio Versos que pratica Jiu-Jitsu brasileiro.

O jovem atleta brigantino, de 15 anos, arrecadou medalha de ouro no Campeonato da Europa, no passado dia 25 de Janeiro, em Odivelas.

O europeu marcou a estreia de Rodrigo em competição e foi um autêntico teste de fogo para o jovem atleta. “Estava bastante nervoso. Fiz duas lutas. Os adversários, um português e o outro italiano, não eram muito complicados e estava bem preparado”, lembrou.

Rodrigo confessa que a preparação para chegar ao título “foi dura”. O brigantino treina diariamente, sendo que às terças e quintas-feiras o treino é mesmo de duas horas.

O atleta representa o Studio 83 Martial Arts. A academia abriu portas em Janeiro de 2019 e conta com cerca de 30 atletas.

O projecto é de Pedro Ferreira, instrutor da modalidade, e do professor Ricardo Tavares.

Pedro foi atleta de alta competição em Angola, onde esteve 15 anos, e foi lá que desenvolveu a prática deste desporto. Natural de Bragança decidiu investir na terra natal e apostar no desenvolvimento do Jiu-Jitsu no nordeste transmontano.

Ricardo Tavares há 26 anos que pratica Jiu-Jitsu. O professor brasileiro já trabalhou nos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi, onde leccionava a modalidade nas escolas e treinava as forças armadas. Em 2016 foi para Angola onde conheceu Pedro Ferreira.

Para Ricardo não há limites de idades para praticar este desporto e que nunca é tarde para começar. “Eu tenho um aluno que está nos EUA e começou aos 60 anos e agora tem 68 e é faixa castanha”, contou.

Mas afinal o que é o Jiu-Jitsu brasileiro? A origem da modalidade é japonesa e foi desenvolvida no Brasil pela família Gracie. Trata-se de uma arte marcial que incluiu a defesa pessoal, que tem como objectivo imobilizar a acção do adversário.

A modalidade começa a ganhar adeptos na cidade de Bragança e o Studio 83 Martial Arts até já tem um campeão europeu em juvenis, Rodrigo Versos.