PUB.

8 milhões de euros para saneamento nos municípios abrangidos pelas seis barragens vendidas à Engie

PUB.

Qui, 23/09/2021 - 09:51


Os municípios abrangidos pelas seis barragens da bacia do Douro vendidas pela EDP à Engie já podem submeter projectos de melhorias de infra-estruturas de saneamento e abastecimento de água

Já foi lançado o aviso para o programa no valor de 8 milhões de euros dirigido às entidades gestoras de serviços de abastecimento de água e de saneamento dos municípios abrangidos pelo Roteiro para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado das Terras de Miranda, Sabor e Tua.

O roteiro foi desenvolvido pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática com os municípios abrangidos pelas barragens vendidas pela EDP, Alfândega da Fé, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Murça, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

O objectivo é acabar com as assimetrias identificadas em relação à oferta de serviços nesta área. Segundo nota do Ministério do Ambiente, são por isso necessárias “respostas diferenciadas, adaptadas à diversidade e vulnerabilidades territoriais”. Destaca por isso que este aviso-convite agora aberto vai permitir reforçar a coesão territorial e distribuir de forma mais equitativa recursos e serviços.

A intervenção nas infra-estruturas vai permitir “aumentar a fiabilidade e segurança no abastecimento público de água às populações, melhorar o tratamento de águas residuais urbanas e garantir o cumprimento das políticas ambientais comunitárias”. Estes investimentos visam, ainda, “aumentar a resistência dos sistemas e infra-estruturas face aos efeitos de eventos extremos no contexto de alterações climáticas”.

O aviso-convite decorre no âmbito do Fundo de Coesão e Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e POSEUR.

O Roteiro para o Desenvolvimento Sustentável e Integrado das Terras de Miranda, Sabor e Tua vai apoiar com 93 milhões de euros 133 projectos de 10 municípios transmontanos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro