Qua, 24/12/2025 - 08:54
23 clubes da Associação de Futebol de Bragança foram distinguidos com Placas e Diplomas de Certificação de Entidades Formadoras, numa cerimónia que distinguiu o trabalho e o compromisso com a formação de atletas, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol e pela associação.
Para António Ramos, presidente da AFB, este é um reconhecimento importante. “Cada vez mais vamos tendo mais clubes certificados. A pouco e pouco, a AFB, juntamente com a FPF, tem vindo a reforçar a importância da certificação de clubes na prática desportiva e isso salvaguarda uma série de questões que, até então, não eram salvaguardadas. Esperemos que haja um reforço continuo dos nossos clubes ao processo para que estejamos 100% certificados”.
Na última temporada foram certificados 23 clubes, num universo de 34, havendo 9 clubes que irão à certificação obrigatoriamente. O objetivo é dotar os clubes com as condições corretas e condignas para a prática do futebol. O presidente da associação reconhece que a certificação tornou os clubes mais organizados e a formação de jogadores melhorou. “A certificação obriga, por si só, a que a organização dos clubes seja diferente. Já não há aquela carolice e amadorismo que havia antes da certificação. Hoje em dia, os clubes têm uma visão estrutural e têm de a implementar”.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, destacou que este é um processo estruturante para o desenvolvimento do futebol. “Diria que este é um processo absolutamente estruturante para o futebol português e que é interpretado, neste caso, pela AFB”.
Declarações de Pedro Proença à margem da inauguração da filial da AFB em Torre de Moncorvo, que decorreu na segunda-feira. Um investimento que pretende reforçar a proximidade aos clubes e autarquias do sul do distrito e aprofundar a descentralização da sua estrutura administrativa e logística.
Escrito por Brigantia





