PUB.

Mogadouro apresenta a menor taxa de mortalidade do país

PUB.

Qua, 17/12/2025 - 09:04


Mogadouro lidera o ranking da menor taxa de mortalidade adulta

O concelho de Mogadouro apresenta a menor taxa de mortalidade do país. De acordo com o jornal Expresso, Açores, Madeira, Alentejo e Algarve registam as taxas padronizadas mais elevadas. Entre 2022 e 2024, a taxa de mortalidade concentrou-se nas 11,31 mortes por mil habitantes, mas oscila entre um máximo de 21,9 em Barrancos, no distrito de Beja, e 9,1 em Mogadouro, que se traduz na mais baixa.

O presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, acredita que este número deve-se a medidas de apoio que a autarquia tem disponibilizado. “Foi com muito orgulho que soube que Mogadouro lidera o ranking da mortalidade adulta, isto é, morre-se menos aqui. E, naturalmente, isto forçosamente tem que radicar no grande empenho para além, naturalmente, dos cuidados oficiais de saúde, como seja o nosso centro de saúde, com urgência, mas também das medidas complementares de apoio que a autarquia tem disponibilizado aos seus cidadãos#, sublinhou.

Para além de Bragança, Braga e Aveiro estão também entre os distritos que apresentam os valores mais baixos.

Segundo o jornal, os padrões mantêm-se estáveis há mais de uma década e apontam para uma desigualdade estrutural: a privação socioeconómica. Municípios mais pobres chegam a registar taxas 15% superiores às zonas mais favorecidas.

Os números são impulsionados por fatores como desemprego, rendimentos baixos, empregos exigentes, consumos de risco e menor acesso a cuidados preventivos que contribuem para o agravamento da saúde.

Escrito por rádio Brigantia

Jornalista: 
Rita Teixeira