Vinhais celebrou a castanha que este ano tem calibre menor mas a qualidade está garantida

PUB.

Seg, 10/11/2025 - 10:17


Durante três dias, Vinhais celebrou a castanha. No certame, dedicado a um dos motores da economia do concelho.

Este ano, segundo os produtores a qualidade está garantida, ainda que o calibre seja menor.

Antero Sousa, de 38 anos, pertence ao leque dos produtores de castanha mais jovens do concelho e conta que apesar do tamanho do calibre há uma boa campanha.

“O calibre está mais pequeno, houve também uma quebra na produção, temos uma quebra de mais de 40% em relação ao ano passado. Já houve anos com maior quebra. Este ano previa-se que fosse ainda maior, mas estas últimas chuvas ajudaram a que houvesse uma maior produção”, destaca.

Em comparação às últimas campanhas, Gonçalo Lopes que participa na feira com a mãe, produtora de castanha e também de fumeiro, enaltece que “a castanha este ano tem um calibre mais pequeno, mas em termos de quantidade bastante castanha em relação há quatro anos.”

Abel Pereira, da associação Arborea distingue esta produção sublinhando que “é um dos melhores anos em termos sanitários”.

O evento é já uma referência a nível nacional, isto porque Vinhais destaca-se por ser um dos maiores produtores do fruto do país, com uma produção anual de cerca de 15 mil toneladas. O presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, enaltece a importância desta festa. “A tendência tem sido, felizmente, para crescer e aquilo que queremos é que continue a crescer. É verdade que a castanha tem anos melhores e anos piores, fruto, sobretudo, destas alterações climáticas, mas aquilo que queremos, sendo o produto mais importante para a economia do concelho, é continuar a valorizá-lo e a potenciá-lo cada vez mais.”

Na Festa da Castanha de Vinhais, o preço do fruto rondava os quatro euros, por quilo. O certame contou com a participação de mais de 70 expositores.

Escrito por Rádio Brigantia

Jornalista: 
Rita Teixeira