Mototurismo: Bragança foi ponto de partida da edição bodas de prata do Portugal de Lés-a-Lés

PUB.

Qui, 08/06/2023 - 12:51


Bragança foi o ponto de partida da 25.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés. Cerca de 2500 motociclistas, portugueses e estrangeiros, iniciaram esta quinta-feira uma viagem de mais de mil quilómetros com destino a Vila do Bispo, onde vão chegar no sábado.

A comemorar bodas de prata, o Portugal de Lés-a-Lés regressou onde tudo começou em 1999, a cidade de Bragança. “Quando se fez o primeiro ficou logo com uma marca, um lés a Lés um Portugal de ponta a ponta. Todos os envolvidos pensávamos que seria algo diferente. No primeiro lés-a-lés tivemos 100 participantes, no segundo já eram 300 e foi crescendo. Começámos com 24 horas, mas era cansativo e até perigoso andar 24 horas de moto. Entretanto, o evento foi reformulado e passou para dois dias e actualmente conta com três”, recordou Francisco Vara, presidente do Motocruzeiro, um dos cem participantes da primeira edição.

Quem participa esquece as rotinas diárias e objectivo é conviver, partilhar experiências e conhecer o melhor que tem o país. “Camaradagem e a cambada de malucos que eu tenho. Só o sair do stress do trabalho e vir para estes momentos de descontracção já vale a pena. Se tirei férias? Alguém ficou a trabalhar por mim”, referiu em tom de brincadeira Pedro Desterro que veio do Algarve.

A maioria dos participantes já é presença assídua. Pedro Gama é de Lisboa e garante de desfruta a cem por cento do Lés-a-Lés. “Já perdi a conta à vezes que participei. Isto é espectacular. Eu costumo dizer à família que venho para a minha terapia anual. Venho com os meus amigos e são dias em que só penso na próxima curva e no próximo restaurante”.

Mas, também há quem participe pela primeira vez. É o caso de César Lopes de Torre de Moncorvo. “É uma viagem de mais de mil quilómetros com amigos e muita diversão. Ouvi falar que eram os 25 anos e achei que era uma boa oportunidade para participar”.

O Portugal de Lés-a-Lés é considerado a maior maratona turística da Europa. Os cerca de 2500 motociclistas partiram esta quinta-feira de Bragança rumo a Viseu. Amanhã seguem para Ourém e no sábado chegam a Vila do Bispo, totalizando cerca de 1100 quilómetros.

 

Jornalista: 
Susana Madureira