Câmara de Bragança apoia 29 entidades culturais, recreativas e de solidariedade social

PUB.

Sex, 02/06/2023 - 09:17


No total, financiamento ultrapassa os 96 mil euros

A Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios acaba de receber quatro mil euros, por parte da câmara de Bragança, que assinou protocolos com outras 28 entidades culturais, recreativas e de solidariedade social, no sentido de também as apoiar financeiramente, para que cumpram as suas actividades.

No caso da associação de Palácios, o dinheiro serve para ajudar a realizar o Festival de Música e Tradição da Lombada, que, anualmente, recorda as tradições agrícolas mais antigas, como a ceifa e a malha do cereal. O presidente da associação, Raúl Tomé, diz que o financiamento, apesar de ter aumentado nos últimos tempos, não chega para a concretização do festival mas é uma boa ajuda. “O ano passado e neste aumentou. Eram 3500 euros, agora são 4000. O nosso orçamento para o festival anda entre os 8 a 10 mil euros. A verba é óptima porque sem ela não conseguiríamos fazer nada mas ainda falta muito dinheiro. Temos que encontrar outros meios. Há empresas que também ajudam, a junta de freguesia e a própria associação tem realizado actividades que vão permitindo juntar dinheiro para o festival”.

Além do festival, a associação de Palácios realiza ainda outras duas actividades, uma ronda das adegas, no São Martinho, e o cantar de reis. Tanto uma como outra têm sido cada vez mais participadas, o que deixa o presidente satisfeito, pois numa aldeia do Interior desertificado é bom ver os jovens interessar-se por estas iniciativas. “São as três actividades culturais que a associação tem tentado preservar na aldeia. queremos motivar os mais novos para que estejam presentes e tem corrido muito bem. No cantar de reis eramos mais de cem pessoas a percorrer a aldeia”.

No total, com as 29 entidades, o município gastou mais de 96 mil euros. O presidente da câmara, Hernâni Dias, explica que o valor tem vindo a aumentar, tal como o número de entidades que se candidatam. “O valor das candidaturas é de 96 211 euros, que cobre tudo aquilo que são as várias actividades destas entidades. Tivemos 29 candidaturas e isto permite também realizar um conjunto de iniciativas que ajudam a dinamizar o concelho. Há cerca de 7 anos temos vindo a aumentar sistematicamente a verba que temos atribuído”.

A cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração aconteceu na quarta-feira.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves