Arbitragem: Antigos jogadores vão ter acesso directo à carreira de árbitro

PUB.

Qua, 24/05/2023 - 10:13


Antigos jogadores vão ter acesso directo à carreira de árbitro. A decisão resulta de um protocolo assinado entre o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol e o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol.

A medida é bem vista pelas associações distritais, pois vai contribuir para aumento do número de árbitros, como destaca Fernando Lhano, presidente do Conselho de Arbitragem da A.F. Bragança. “Na minha opinião é um protocolo que poderá ser interessante, pois já há algum tempo que faltam árbitros em todas as associações. Depois, os jogadores que terminam a carreira vêm com alguma bagagem daquilo que é o jogo e o relacionamento com os jogadores e a própria equipa de arbitragem. Penso que para eles será mais fácil lidar com as questões do jogo do que um árbitro recém-formado”.

Fernando Lhano acredita que este protocolo pode ajudar a resolver a falta de árbitros que há a nível nacional e distrital. “Temos alguma falta de árbitros. No entanto, tirando uma ou outra situação conseguimos sempre ter árbitros para todos os jogos. A partir do momento em que jogadores que terminam a carreira entram para o nosso grupo é muito positivo”.

Oficialmente, às associações ainda não chegou qualquer indicação para aplicarem o protocolo, mas Fernando Lhano acredita que é uma orientação que a AFB vai seguir em breve. “A partir do momento em que a orientação da FPF chegue à A.F. Bragança claro que vamos colocar em prática o que ficou protocolado”.  

Segundo o documento assinado entre a FPF e o sindicato, os ex-jogadores de futebol que tenham sido federados vão poder ter acesso directo à carreira de árbitro, não existindo limite de idade. Para isso, os interessados terão apenas de frequentar uma acção de formação com a duração de 20 horas.

 

Jornalista: 
Susana Madureira