PUB.

Canoagem: Mais de mil atletas em Mirandela no Campeonato Nacional de Fundo

PUB.

Sex, 24/03/2023 - 14:04


Fernando Pimenta e Teresa Portela são os cabeças de cartaz, mas há forte concorrência.

Mirandela recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Campeonato Nacional de Fundo de Canoagem, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal, o Clube Fluvial de Mirandela e a Federação Portuguesa de Canoagem. As provas realizam-se sábado e domingo, no Rio Tua.

Trata-se da competição nacional que conta com o maior número de participação de atletas entre todas as especialidades, são esperados mais de mil atletas em representação de mais de meia centena de clubes que vão disputar as 42 categorias O Município vai comparticipar financeiramente com 17 500 euros esta competição que a vereadora do Desporto sublinha que só é possível acontecer devido “às qualidades do espelho de água do rio Tua que é um palco único” para acolher esta modalidade.

Vera Preto entende que a competição “tem um enorme impacto económico para o concelho durante os próximos dias e também é uma forma de promover o território”.

Alguns dos atletas já estão por Mirandela e Vera Preto assegura que está praticamente lotada a capacidade hoteleira do concelho e da região. “Há uma procura muito grande para passar o fim-de-semana em Mirandela e temos dados que apontam para que, neste momento, já há uma taxa de ocupação de cerca de 80 por cento das camas”

Para o presidente do Clube Fluvial de Mirandela esta competição durante dois dias é também de “extrema importância para a divulgação e promoção da modalidade e pode cativar mais gente para a prática da canoagem, afirma António Paulo.

“A consequência desta prova, que é a mais importante do calendário nacional, é enorme e para nós é muito bom. O ano passado tivemos muitos telefonemas de vários clubes a dizer que gostaram imenso de estar aqui”, acrescenta.

O campeonato nacional de fundo de canoagem vai disputar-se durante o fim-de-semana, no rio Tua, em Mirandela, e conta com os principais nomes da canoagem portuguesa.

Confirmada está a participação de Fernando Pimenta. O canoísta do S.L. Benfica vai defender o título em K1 sénior. Pimenta vai ter forte concorrência. Estão confirmadas as participações dos atletas olímpicos João Ribeiro, Emanuel Silva, e José Ramalho.

Em femininos, Teresa Portela, do Benfica, vai tentar revalidar o título. Na Paracanoagem, está confirmada a presença do Medalhado Olímpico Tokyo2020, Norberto Mourão.

Escrito por Rádio Terra Quente - CIR (Cadeia de Informação Regional)

Foto de Luís Fráguas