PUB.

Ténis de Mesa: CTM Mirandela conclui Europe Trophy Women 2023 no sexto lugar

PUB.

Seg, 20/03/2023 - 11:50


O Clube Ténis de Mesa de Mirandela terminou na sexta posição a sua participação no Europe Trophy Women 2023, depois de ter perdido, este domingo, com o União Sebastianense, dos Açores, por 3-2, no jogo de atribuição do 5º e 6º lugar da grande final desta prova do calendário oficial da ETTU (European Table Tennis Union), a entidade desportiva que superintende a modalidade na Europa, que aconteceu, durante o fim-de-semana, em Mirandela.

No sábado, nos três jogos da fase de grupos, a formação mirandelense constituída pelas jovens Matilde Pinto, Mariana Santa Comba, Inês Matos e Rita Fins, venceu a primeira partida, frente à equipa do Ostrov, da Chéquia), por 3-1, mas perdeu as restantes duas partida. Primeiro, frente às croatas do Duga Resa, por 3-1, e com as francesas do Saint Pierraise, por 3-0, ficando em terceiro lugar, falhando o apuramento para as meias-finais.

Para a treinadora do CTM Mirandela, o jogo chave que podia ditar a passagem à fase final foi com as croatas, que acabou por correr mal. Ainda assim, Xie Juan entende que esta presença da jovem equipa da cidade do Tua foi muito importante para adquirir mais experiência internacional. “Esta prova é muito boa para as atletas ganharem experiência. Foi muito bom para elas participar nesta competição”.

A atleta Inês Matos considera que a equipa deu o seu melhor numa prova difícil e muito exigente. “Sabíamos que seria uma priva muito difícil, as adversárias eram muito fortes, mas havia a esperança de conseguir passar o grupo. Não conseguimos mas demos o nosso melhor”.

Matilde Pinto assume que a juventude da equipa mirandelense possa ter pesado em momentos cruciais das partidas. “As outras equipas são mais experientes, apesar de todas nós já termos competido a nível internacional”.

Rita Fins diz que a equipa deu o seu melhor e entende que foi muito bom para Mirandela ter acolhido a grande final deste troféu europeu. “Sabíamos que ia ser muito difícil. Mas, foi importante para evoluirmos e para divulgar ainda mais a modalidade”.

A benjamim da equipa, Mariana Santa Comba, diz que o mais importante foi ganhar experiência. “Jogámos bem e ganhámos experiência”.

Para o presidente do CTM Mirandela, Isidro Borges, os aspectos positivos a retirar desta competição foram o regresso às competições internacionais, 12 anos depois e uma boa imagem quer em termos organizativos e desportivos. “Foi verdadeiramente fantástico. Do ponto de vista daquilo que é a nossa marca, a nossa imagem, a ETTU reconheceu todo o nosso mérito organizativo. Esta reentrada nas provas europeias tem os seus custos. O mais importante foi a exibição e o brilhantismo das nossas jovens jogadoras”.   

E em 2024, Isidro Borges até admite que o CTM Mirandela venha a participar na segunda divisão europeia. “Se tudo se conjugar, e com alguns investimentos, estou convencido que para o ano até podemos estar a participar na segunda divisão europeia”.

Caiu o pano sobre a grande final do Europe Trophy Women 2023 que teve como vencedora a equipa francesa do Joué Les Tours que derrotou na final a equipa grega do Sarises Florinas, por 3-0.

Escrito por Rádio Terra Quente - CIR (Cadeia de Informação Regional)