Sex, 17/12/2021 - 15:20
São esperados cerca de 220 atletas, um número que a organização considera “muito interessante”, atendendo aos condicionalismos provocados pela evolução da pandemia da Covid-19.
Para Hélder Silva, do Grupo “Mirandela a Correr”, esta São Silvestre também acaba por ser um desafio exigente para quem organiza um evento desta dimensão. “Esta situação pandémica obriga-nos a uma ginástica muito maior, desde o planeamento para o evento, na recepção do atleta e na largada, obedece a regras muito apertadas em consonância com as entidades de saúde e protecção civil. Mas estamos muito empenhados em mostrar que é possível fazer este evento e que os atletas se sintam seguros”, afirmou.
A prova tem partida e chegada no Mercado Municipal, será um percurso citadino de 10 quilómetros, sem grandes dificuldades. “Não tem mais de 50 metros de desnível, é muito plano, pelo que os atletas que vêm para fazer tempo vão gostar muito”, acredita Hélder Silva.
Entre os atletas inscritos, Rui Muga e Lucinda Moreira (a madrinha da prova), são alguns dos favoritos à vitória. Hélder Silva sublinha ainda a presença de muitos mirandelenses, que participam a título individual. “Nota-se que há cada vez mais pessoas a correr, a praticar exercício ao ar livre, talvez devido ao isolamento que esta pandemia exige, e esta prova tem mais pessoas de Mirandela do que nas anteriores edições”. E este é também um dos objectivos do Grupo “Mirandela a Correr”, que já tem 32 atletas federados. “Incentivar e sensibilizar para a importância da prática de exercício físico é o nosso lema”, conclui Hélder Silva.
A corrida de São Silvestre de Mirandela está marcada para amanhã, começa às 18h00 horas, e terá prémios monetários para os três primeiros classificados em masculinos e femininos.
Escrito por Rádio Terra Quente (CIR - Cadeia de Informação Regional)