Desporto adaptado: Atleta natural de Vimioso pondera regresso à Selecção Nacional de Goalball

PUB.

Sex, 17/12/2021 - 09:42


Luís Miguel, atleta natural de Vimioso, deverá regressar à Selecção Nacional de Goalball, uma modalidade colectiva praticada por atletas invisuais.

O transmontano é jogador do Sporting e em 2018 fez o seu último jogo pela equipa das quinas. Agora, Luís Miguel pondera o regresso para ajudar Portugal a qualificar-se para os Jogos Paralímpicos 2024, em Paris. “Recebi novamente o convite para representar a Selecção Nacional e ainda estou a ponderar. Em 2018 deixei de representar a selecção por falta de tempo, pois é o trabalho, os filhos, o clube e não é fácil conciliar tudo”, disse.

Luís Miguel representou a Selecção Nacional de Goalball durante 11 anos e confessa que vestir a camisola das quinas é especial. “Comecei a representar a selecção nacional em 2007, onde conquistei uma medalha de prata e outra de bronze. Sem dúvida que ouvir o hino nacional é fantástico, é um sentimento único”.

Entretanto, o jogador está concentrado no Campeonato Nacional de Goalball, que começou no passado sábado com uma vitória do Sporting CP por 4-12 frente ao CCD Porto.

O objectivo para a nova temporada é revalidar o título nacional, mas o atleta vimiosense ressalva que a prova está cada vez mais competitiva. “O objectivo principal passa por vencer o campeonato nacional, que já conta com equipas de nome, como é o caso do F.C. Porto, do Castêlo da Maia Ginásio Clube, o Cova da Piedade, a Associação Jorge Pina, a Associação ACAP Porto e a Associação ACAP Lisboa. Todas estas equipas reforçaram-se bem. São nove equipas, no campeonato, e todas querem ganhar”.

Com a camisola do Sporting, desde 2015, Luís Miguel já conquistou cinco títulos nacionais de goalball, quatro Taças de Portugal, cinco Super Taças, dois Campeonatos da Europa (em 2018 e 2019), um segundo lugar no europeu e um segundo lugar no mundial de clubes, em Dezembro passado.

Os leões dominam o panorama nacional e internacional da modalidade e têm contribuído para a promoção e divulgação do goalball. “Hoje em dia qualquer pessoa já sabe o que o goalball e o Sporting veio dar visibilidade a este desporto ao trazer os melhores atletas do mundo para jogar connosco”.

Mas o prémio mais especial foi conseguido em 2019. Luís Miguel foi distinguido na Gala Prémios Nordeste Desporto, da Rádio Brigantia e do Jornal Nordeste, um momento especial para o atleta natural de Vimioso. “Foi um prémio que muito me orgulhou, poi foi um prémio que recebi na minha zona de conforto, Trás-os-Montes. Em termos sentimentais foi o prémio mais importante que recebi”.

Luís Miguel, tem 41 anos, é natural de Algoso, concelho de Vimioso, e é jogador de goalball do Sporting desde 2015.

A entrevista ao atleta para ouvir na íntegra este sábado, depois do meio-dia, no programa Nordeste Desporto, na Rádio Brigantia.

 

Jornalista: 
Susana Madureira