"Caminhos de l Demonho" retrata relatos da emigração clandestina

PUB.

Qui, 16/08/2018 - 11:30


"Caminhos de l Demonho": é um livro de testemunhos vividos por quem partiu um dia "a salto" para França na década de 60 e 70.

A apresentação do livro teve lugar no passado sábado em Urrós, Mogadouro onde se reuniram, pessoas dos concelhos de Mogadouro e de Miranda do Douro, passado mais de meio século. Tal como o livro, a apresentação foi espaço para reencontros como explica um dos autores da investigação, David Casimiro.

“E passados 52 anos, nós conseguimos reencontrar de pessoas dos dois aldos da fronteira. Um dos exemplos é a minha mãe que com 17 anos passou a fronteira a salto e esteve 3 dias e 3 noites num casa em Espanha, sem saber onde estava”, explicou David Casimiro.

Para o autor, o livro não vai ficar por aqui: “é o primeiro de um conjunto de livros que vamos publicar. Já há mais um conjunto de testemunhos e nós como investigadores queremos preservar este património imaterial e vamos fazer mais levantamentos”, adiantou o investigador.

O livro tem 54 testemunhos de emigrantes, passadores e engajadores. Com autoria de dois investigadores raianos, David Casimiro e Guilherme Filipe e resultou de três anos de investigação. Parte da receita obtida com a venda do livro vai reverter a favor do lar da terceira idade da freguesia de Urrós.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves