Casas do ICNF fechadas há vários meses sem conhecimento dos autarcas

PUB.

Qua, 24/09/2014 - 11:09


  As Casas de Turismo de Natureza do Parque Natural de Montesinho estão encerradas há vários meses. O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) fechou as portas destes alojamentos nos concelhos de Bragança e Vinhais sem dar qualquer justificação às Juntas de Freguesia, com as quais tem protocolos de funcionamento. 

Esta situação não agrada ao presidente da Câmara Municipal de Vinhais, onde existem pelo menos quatro abrigos que estão a ser geridos pelo ICNF.
“Isto é o retrato inequívoco do abandono a que o ICNF e o Governo votou o Parque Natural de Montesinho”, denuncia Américo Pereira.
O autarca afirma que o município, através da empresa municipal que gere o turismo em Vinhais, já solicitou ao ICNF e ao Ministério do Ambiente ficar com a gestão das casas de turismo do Parque, mas a última resposta foi negativa.
“Foi-nos dito verbalmente por mais do que uma vez que sim, mas na última resposta que chegou, ainda não há muitos dias, dizem-nos que não. Dizem que estão a estudar uma solução para o assunto”, lamenta o autarca.
Esta situação também não agrada ao presidente da Câmara Municipal de Bragança. Hernâni Dias lamenta a degradação das casas do parque.
“Lamentavelmente assistimos a uma degradação cada vez maior daquelas casas não servindo nem a ninguém, nem para nada”, diz Hernâni Dias.
Ainda assim, o autarca de Bragança diz que há alguma abertura da parte da tutela para encontrar uma solução para estas casas em conjunto com os municípios.
“Reuni na semana passada com o secretário de Estado do Ordenamento do Território, ficámos de agendar uma nova reunião brevemente para podermos discutir mais pormenorizadamente este assunto”, adianta o edil.
Contactámos o ICNF para obter esclarecimentos sobre este assunto, mas não recebemos qualquer resposta.
Ao que conseguimos apurar, através da simulação de uma reserva, estas casas estão fechadas à espera da “aprovação do regulamento”.
Escrito por Brigantia