Ter, 07/12/2010 - 10:27
A Unidade de Cuidados Continuados que vai nascer em Macedo de Cavaleiros é única em Portugal. A afirmação é de Ema Prada, enfermeira da equipa coordenadora local dos cuidados continuados.
“Esta unidade é muito importante porque vai ter a valência de demências, algo que ainda não temos no nosso país”, sublinha.
A docente do Piaget, Elisa Dias salienta as mais-valias que a unidade vai trazer à região transmontana.
“Neste cordão, na zona de Mirandela, Macedo Bragança, não há uma resposta de cuidados continuados. E também investimos num mestrado de cuidados continuados. Seria conciliar as duas dimensões, a oferta à população e a formação.”
A obra vai ser construída no actual campo de futebol em frente à Escola de Saúde mas ainda não há uma data prevista para o início da construção.
“Há exigências para estes projectos, nomeadamente o estabelecimento com a Segurança Social, que já está estabelecido. Neste momento tem a ver com o financiamento, que já está aprovado, mas falta assinar o protocolo que vai permitir fazer o edifício”, explica.
Tudo não passa ainda de um projecto mas Ema Prada explica o tipo de valências que a unidade vai ter.
“Em termos de camas serão de média e longa duração. E houve a conversão de algumas camas para dementes. Quando não sabemos.”
Declarações feitas à margem da comemoração dos 20 anos da presença do Piaget em Macedo de Cavaleiros cujo objectivo era não só “pensar o passado” mas também “projectar o futuro.
Escrito por CIR