Sex, 24/04/2009 - 10:07
O objectivo é evitar a espalhar infecções pelos pacientes internados nos hospitais do Nordeste Transmontano.
Ontem foi o dia Europeu da Prevenção e Controlo da Infecção e esta foi uma das novidades apresentadas no encerramento de uma semana dedicada a conferências e acções de formação sobre o tema, no hospital de Bragança.
Graça Pombo, a médica que coordena a Comissão de Controlo de Infecções, anunciou para o próximo mês um “rastreio de portadores são de portadores sãos de estafilococus áureos meticilínio resistentes, que vai começar em Bragança mas que será alargado a Macedo de Cavaleiros e Mirandela”. “Vamos tentar saber quantos profissionais podem ser vectores de infecções hospitalares para os utentes”, explicou Graça Pombo, adiantando que “nalguns casos pode mesmo haver necessidade de tratamentos”.
Para além deste estudo, o primeiro do género no Centro Hospitalar do Nordeste, na próxima semana arranca também uma formação sobre lavagem das mãos. “Se ainda hjá pessoas que lavam pouco as mãos, a partir de agora vão ter outra orientação nesse sentido”, diz Graça Pombo. “De qualquer forma, os profissionais já estão muito alertados”, conclui.
Ainda assim, a coordenadora da Comissão de Controlo da Infecção garante que a unidade de Bragança mantém-se abaixo da média nacional, no que diz respeito às infecções hospitalares.
Escrito por Briganti