PUB.

Vítor Baía considera fundamental todos os clubes terem um técnico de guarda-redes

PUB.

Dom, 05/03/2017 - 11:48


Alfândega da Fé recebeu, na sexta-feira e no sábado, o “Projecto 1” Escola de Guarda-redes da Federação Portuguesa de Futebol. A formação contou com Vítor Baía, antigo guarda-redes do F.C.Porto e da Selecção Nacional, o responsável do projecto.

Vítor Baía, Fernando Brassard e Pedro Espinha, antigos guarda-redes, apresentaram, na sexta-feira e no sábado, em Alfândega da Fé, o “Projecto 1” Escola de Guarda-redes da Federação Portuguesa de Futebol.
Na formação participaram treinadores do distrito de Bragança e jovens guarda-redes. Os mais novos tiveram a oportunidade de realizar alguns exercícios práticos.
Para Vítor Baía, responsável pelo projecto, é “fundamental dotar os técnicos de conhecimentos em relação ao treino de guarda-redes” e explica as principais dificuldades sentidas pelos jovens. “Acima de tudo a forma como se movimentam, os deslocamentos, o posicionamento do corpo, das mãos e dos braços. São movimentos simples que se não conseguirem controlar será difícil passar para um nível de maior exigência. Os treinadores têm que estar atentos a estes pequenos detalhes”.
O objectivo é dotar todos os clubes com um técnico de guarda-redes. António Ramos, presidente da Associação de Futebol de Bragança, espera que seja "uma realidade a curto prazo”.
E para os mais novos foi uma experiência única. “Gostava de voltar a treinar com eles”, afirma Miguel, guarda-redes da formação de iniciados do S.C.Mirandela.
“Foi um privilégio”, acrescentou Diogo Gonçalves, guarda-redes do G.D.Bragança.
E para ser um bom guarda-redes é necessário haver a conjugação de vários factores, físicos e técnicos, mas também ter “uma grande capacidade mental “, destaca Vítor Baía.
O antigo guarda-redes do F.C.Porto e da Selecção Nacional acrescentou ainda que já há movimentações para avançar em Portugal com um curso de treinadores de guarda-redes certificado pela UEFA.

 

Jornalista: 
Susana Madureira